segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Violência fora de casa

Atualmente tem se comentado muito sobre o 'bullying' praticado nas escolas, e que é usado para designar atos de violência, tanto física quanto psicológica, que é praticado por um ou mais indivíduos e que tem como objetivo agredir o outro. Estas agressões são intencionais e repetidas e ocorrem sem motivação evidente. Inicialmente pode parecer uma simples brincadeira entre colegas, porém com o tempo, pode provocar uma série de consequências para a vítima.
Segundo estudos psicológicos, a pessoa que é vítima de bullying, possui um perfil: geralmente tem poucos amigos, não é sociável, é passiva, insegura, quieta e não reage efetivamente aos atos de agressividade que sofre. Entre as consequências estão o isolamento e a queda do rendimento escolar havendo, muitas vezes, a simulação de alguma doença como recusa a ir para a escola. Futuramente, dependendo das suas características individuais e da sua relação com o meio no qual está inserido (em especial o meio familiar), o jovem poderá não superar, parcial ou totalmente, os traumas sofridos na escola. Poderá crescer com sentimentos negativos, especialmente com baixa auto-estima, tornando-se um adulto com sérios problemas de relacionamento, podendo assumir também um comportamento agressivo. Em alguns casos extremos, o bullying pode afetar o estado emocional da vítima de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
A psicóloga Fernanda Callegari Beltrame, salienta que "é importante que os pais fiquem atentos quando os filhos apresentam, com frequência, desculpas para faltar às aulas ou indisposições como dores de cabeça, de estômago, diarréias e vômitos antes de irem à escola; quando há queda no rendimento escolar, havendo dificuldade de concentração e aprendizagem; quando pedem para mudar de sala ou de escola sem motivo aparente e, quando voltam da escola irritados ou tristes, machucados e com as roupas e materiais sujos ou danificados." Se os pais suspeitarem que seu filho possa estar sendo vítima de bullying é indicado que eles estimulem a criança/adolescente a conversar sobre seu cotidiano e sempre que necessário, entrar em contato com a escola. Criar um ambiente de confiança e segurança é fundamental para que o jovem possa expressar seus problemas e dificuldades sem que se sinta menosprezado. Em caso de dúvida é aconselhável que os pais procurem a ajuda de um profissional capacitado.

* Publicado no Diário de Santa Maria - Caderno Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário