sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Postura Empresarial

As empresas estão cada vez mais preocupadas em tomar medidas para evitar prejuízos para os seus funcionários e para o rendimento destes, o que a afeta diretamente.
Algumas dicas são o investimento em um bom ambiente de trabalho para o seu colaborador, levar em conta o bem-estar, a ergonomia (oferecer cadeiras adequadas, disponibilizar o material necessário para a execução do serviço, boas condições de iluminação, ambiente sempre que possível tranqüilo e desprovido de ruídos, material necessário para a proteção do trabalhador), motivação.
Para a psicóloga Fernanda Beltrame, fazer uso da recreação é uma ótima opção para descontrair o ambiente de trabalho. – Podem ser aplicadas dinâmicas de grupo, ginástica laboral, ciclo de palestras. O colaborador que tem uma boa qualidade de vida no trabalho, que se sente parte daquela equipe e que é valorizado, produz mais e melhor. A chefia deve estar aberta para receber críticas e sugestões. Criar um relacionamento de confiança entre corporação e colaboradores é fundamental. Através de uma pesquisa de clima organizacional, a chefia pode fazer um levantamento das necessidades de seus colaboradores a fim de tornar o ambiente de trabalho mais saudável e planejar um treinamento, explica a especialista em gestão de pessoas.

Aprenda a lidar com situações tensas

A dica da psicóloga Fernanda Beltrame para o enfrentamento das situações de tensão que afetam a saúde do funcionário é tentar sempre manter a calma e nunca agir de “cabeça quente”:
- Numa discussão deve-se sempre ver os dois lados. Nem toda situação é ruim, por pior que ela possa parecer sempre podemos tirar algo positivo, como uma lição, um aprendizado.
- Quando se sentir tenso, tente relaxar, exercícios de respiração aliviam a tensão e ajudam na oxigenação do cérebro.
- De hora em hora faça uma pausa para tomar uma água ou um café.
- No início do dia faça uma agenda das tarefas a serem desempenhadas naquele dia. Não coloque tarefas além do que pode fazer (o colaborador não deve se sobrecarregar).
- Diante de uma situação de estresse ou conflito, pare e analise o que realmente o incomoda. Muitas vezes a pessoa não sabe lidar com o conflito por uma característica pessoal que pode ser desenvolvida em terapia.

Necessidade de oferecer treinamento

Um estruturado programa de treinamento serve como uma ferramenta eficaz na solução de problemas como perda da qualidade, baixa produtividade, falta de sintonia com os avanças tecnológicos, perda da motivação e auto-estima, conflitos internos, falta de comprometimento, acomodação, diminuição da capacidade produtiva, danos em equipamentos, gastos inúteis de materiais, lentidão na execução das tarefas. – Um programa de treinamento bem planejado e aplicado traz como benefícios para a empresa aumento de produtividade, redução de custos, melhoria da qualidade, redução na rotatividade de pessoal, flexibilidade dos empregados, entrosamento, equipe auto-gerenciada, velocidade no ritmo das tarefas, empresa mais competitiva, busca de aperfeiçoamento contínuo e descobertas de novas aptidões e habilidades, afirma a psicóloga Fernanda Beltrame.
Entretanto, alguns líderes de empresas ainda pensam que o treinamento se faz necessário quando há uma falta de preparo dentro da empresa. Se um funcionário novo entra em uma empresa e não passa por um treinamento, pode prejudicar o resultado final da produção. – Porém, o treinamento não precisa ser feito somente quando um colaborador novo ingressa na empresa. Pode e deve ser feito constantemente, pois além de ser encarado como um investimento no colaborador, que se sente valorizado pela empresa investir em seu aprendizado, também melhora o clima da empresa e a comunicação interna. O treinamento aumenta a capacidade e as habilidades do colaborador, conclui.

Terapia para trabalhar melhor

Também se pode procurar terapia para desenvolver uma habilidade, como falar em público, se relacionar melhor e aprender a trabalhar em grupo. A psicóloga lista algumas razões para você procurar ajuda:
- Quando o colaborador está levando muito trabalho da empresa para casa, não sabe dividir o que é da empresa e o que é da casa, isso termina por afetar sua vida familiar e social.
- Quando tem problemas de relacionamento.
- Quando percebe que seu estresse está muito elevado.
De acordo com a psicóloga, a terapia ajudará o paciente a entender que há uma interação entre os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos vivenciados; pois os transtornos psicológicos são decorrentes de um modo distorcido ou disfuncional dos seres humanos enxergarem os acontecimentos, o que influencia o afeto e o comportamento. Os pensamentos conseguem modular as emoções e mantê-las disfuncionais, independente de suas origens. Não é apenas a situação que determina o que as pessoas sentem, mas sim o modo como elas interpretam determinados eventos. Assim, o indivíduo vai começar a mudar seus pensamentos, o que sente naquela situação e, como conseqüência, vai mudar o seu comportamento também, afirma.

Comportamento do chefe pode deixar funcionário doente

A psicóloga Fernanda Beltrame acredita que a postura do chefe pode trazer riscos à saúde do funcionário.
Aquele chefe que pressiona, que faz uma ameaça velada ao colaborador, como por exemplo, se ele não alcançar a meta pode ser o próximo a ir pra rua, que trata seu colaborador aos gritos, que comete assédio moral, como chamá-lo de burro na frente dos demais colaboradores, pode gerar uma série de riscos à saúde do seu funcionário. Muitas vezes isso culmina no desenvolvimento de algumas psicopatologias, como ansiedade, estresse, somatização, depressão, síndrome do pânico entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário