quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O uso de Ritalina sem prescrição médica

A ritalina é indicada para o tratamento de pacientes que tenham o TDAH. O que acontece hoje em dia é que está havendo um uso desenfreado dessa substância por pessoas que não possuem o TDAH, principalmente por jovens. Estes jovens tomam a ritalina com o objetivo de ficarem mais “ligados”, para aumentar a concentração durante os estudos e, consequentemente, aumentar o desempenho na faculdade e em concursos públicos. Executivos também vêm abusando da ritalina com o objetivo de melhorar seu desempenho no trabalho. Por exemplo, um executivo que toma ritalina consegue trabalhar em média, umas 10 horas seguidas sem um grau de cansaço elevado. Além disso, muitas pessoas, principalmente mulheres, que desejam emagrecer usam a ritalina indevidamente por causa do seu possível efeito colateral de provocar perda de apetite que poderia ocasionar o emagrecimento. Existe também os adolescentes e adultos que tomam o medicamento para ir a uma festa, já que o medicamento quando usado com o álcool ele tem seus efeitos potencializados.
Todas as pessoas que usam a ritalina indevidamente, sem orientação médica, estão colocando a sua saúde em risco. A Ritalina pode viciar como qualquer outra droga e é uma medicação extremamente forte que pode provocar até alucinações. Pode causar dependência psíquica, problemas cardíacos, renais e hepáticos. Variações bruscas de humor, elevada ansiedade e distúrbios do sono também podem aparecer com o uso indevido da substância por quem não possui o déficit.
É fundamental salientar que estes efeitos se dão em pessoas que não possuem o TDAH e fazem uso da substância de forma errônea e irresponsável. Quem tem o TDAH diagnosticado por um profissional capacitado e necessita fazer uso da ritalina deve seguir sempre as orientações médicas. Qualquer dúvida ou qualquer sintoma é aconselhável sempre procurar um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário