sábado, 28 de julho de 2012

Autoanálise para compreender as emoções e melhorar as atitudes

O que você pensa de si mesmo e sobre o que acontece na sua vida (cognitivo)? Como isto afeta o seu modo de agir (comportamental)? Esse é o foco do tratamento da psicoterapia cognitivo-comportamental. Neste tipo de terapia é examinada a interação entre os pensamentos, as crenças, os sentimentos e os comportamentos vivenciados pelo indivíduo, tanto consciente quanto insconscientemente. Desta forma baseia-se mais no momento presente, ao invés de focar tanto as causas no passado.
A psicóloga Fernanda Callegari Beltrame explica que os transtornos emocionais são decorrentes de um modo distorcido da pessoa enxergar os acontecimentos, o que influencia e afeta o seu comportamento. Os pensamentos conseguem modular as emoções e mantê-las fora do normal, independente de suas origens. Não é apenas a situação que determina o que as pessoas sentem, mas sim o modo como elas interpretam determinados eventos - explica a psicóloga que está se especializando em psicologia cognitivo-comportamental.
A psicóloga diz que nesta abordagem, ao longo do processo se desenvolve um carater educativo, em que o indivíduo aprende a ser o seu próprio terapeuta e acaba adquirindo liberdade e autonomia. Além disso, a terpaia cognitiva é focada nos problemas do indivíduo e no estabelecimento de metas específicas, que devem ser cumpridas para a obtenção de uma melhora em seu quadro.

Indicação:
A psicoterapia é recomendada para pessoas que possuem problemas como depressão, estresse, transtorno bipolar, fobias, problemas de casal e de família, pessoas que queiram aprender a lidar melhor com alguma situação difícil ou incômoda que tenha surgido na sua vida, como a descoberta de uma doença ou a morte de alguém querido. não há uma faixa etária específica para este tipo de tratamento.

A importância de pensar positivo:
A força do pensamento e da ação positiva é reconhecida pelos profissionais de diversas áreas como potencializadora da mente, atuantes na transformação pessoal. Pesquisas no campo da psicologia apontam que uma atitude otimista podem influenciar a resistência do organismo às doenças. A psicóloga Fernanda Callegari Beltrame adverte que o pessimista desenvolve crenças que prejudicam a si próprio, a saúde mental e física, diminuindo a sua produtividade. - Sem contar que pensamentos negativos atrapalham e obstruem qualquer tipo de progresso na vida, podendo gera inclusive problemas físicos como gastrite, pressão alta, estresse e até câncer - alerta a psicóloga.
A recomendação é ter pensamentos confiantes, seguros, construtivos e otimistas. Pois assim, a pessoa se torna mais agradável de conviver, podendo se socializar melhor e estará beneficiando a própria saúde.
A especialista esplica que quando há desarmonia entre mente e corpo, podem ocorrer alguma smanifestações de doenças psicossomáticas, que são processos em que a pessoa transfere para o organismo a carga emocional decorrente de alguma situação incômoda pela qual está passando.

Um comentário: