segunda-feira, 26 de março de 2012

Somatização – Você sofre desse problema?

Dor no peito, tontura, fadiga, dor nas costas, dor abdominal, dor de cabeça, dor de garganta e falta de ar. Quantas vezes você já sentiu alguma dor destas e ao procurar um médico e fazer exames descobriu que não tinha nada fisicamente? A isso dá-se o nome de somatização.

Somatização são manifestações orgânicas onde a pessoa transfere para o seu corpo uma carga emocional decorrente do problema que está vivendo. A conseqüência disso muitas vezes pode ser o surgimento de uma doença ou o agravamento de uma doença já existente. A pessoa, por não saber expressar suas emoções e externalizar seus conflitos de forma adequada, acaba por armazenar as tensões em seu corpo. Com isso, são desencadeados alguns processos no organismo que com o tempo, geram o estresse e o aparecimento de doenças. É bastante comum confundir a somatização com o transtorno de hipocondria. A diferença é que na hipocondria, a pessoa é preocupada em excesso com a própria morte. O medo de ficar doente é tão grande que muitas vezes ela interpreta um mal-estar passageiro com um sinal de doença grave.

As doenças psicossomáticas surgem em momentos de muita ansiedade, estresse e frustração, sendo bastante comuns em pessoas que não costumam extravasar seus sentimentos, guardando-os para si como dor e mágoa. Assim, a tensão causada por eles se acumula no organismo e uma hora “explode”, causando manifestações do organismo.

Quem sofre com a somatização são pessoas que tem dificuldade de expressar suas emoções de forma adequada ou que as reprimem. São freqüentes os casos em que a doença dura a vida inteira. Doentes psicossomáticos tem muita dificuldade em admitir que tem um problema de fundo emocional, justamente por conta dos sintomas físicos que o acompanham. Seu raciocínio os faz pensar que se tem sintomas físicos certamente é uma doença e não um problema de fundo emocional. Isso os leva a ter uma resistência muito grande para procurar tratamento psicológico, mesmo com a insistência dos médicos que os acompanham. Mesmo quando vão ao psicólogo esses pacientes o fazem de má vontade e não conseguem falar de sua vida íntima ou de seus sentimentos, o que leva ao abandono do tratamento.

- De que forma a Terapia Cognitivo-Comportamental pode ajudar? -

A terapia cognitivo comportamental tem muito a oferecer às pessoas acometidas pelo transtorno somatoforme. O objetivo do tratamento é ensinar o paciente a lidar com os sintomas físicos e entender que eles tem uma origem psíquica. Se não houver tratamento psicológico e mudanças na vida do paciente, a somatização pode se arrastar pela vida inteira. Um grande passo é aprender a lidar de forma positiva com emoções e conflitos, que são os fatores que geram as doenças psicossomáticas. Concomitante à terapia, o apoio de familiares e amigos é muito importante para a auto-estima de um doente psicossomático. Em primeiro lugar é preciso entender que a pessoa sofre muito com os sintomas físicos e não cobrar que o que a pessoa sente é fruto da sua imaginação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário