terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Você está satisfeito com sua carreira? - O autoconhecimento pode ajudar na hora de escolher a futura profissão sem cometer erros -

A escolha da profissão é sempre o primeiro passo para a realização profissional. Porém, nem sempre sabemos que área desejamos seguir e, algumas vezes, escolhemos uma carreira que pode se tornar uma grande frustração.
Algumas pesquisas comprovam que mais de 50% dos brasileiros não está satisfeito com o que faz, e os motivos variam de descontentamento salarial até falta de afinidade com a área escolhida. Um dos erros mais cometidos é a falta de informação sobre a profissão que se deseja seguir. Escolher uma carreira só porque se sabe de seu retorno financeiro pode levar a grandes frustrações, já que, nesses casos, não há força de vontade de trabalhar em algo que não se gosta.
O autoconhecimento pode ajudar muito na hora de escolher qual área seguir. Segundo a psicóloga Fernanda Beltrame, a pessoa que conhece a si mesma, suas habilidades, o que gosta de fazer, que tarefas desempenha bem e que tarefas não possui habilidades para desempenhar, ela já começa a pensar em algumas carreiras e a descartar outras. “Quem sente facilidade para lidar com números, por exemplo, pode ir para a área das exatas e obter sucesso. Já quem tem dificuldade pode sofrer muito ao escolher uma carreira da mesma área”, explica Fernanda.
Esta autoanálise pode ser feita não só antes, mas depois de escolher a profissão. É difícil descobrir, depois de um longo período de trabalho, que aquilo que se lutou e se conquistou não é exatamente o que se desejava. Porém, essa reflexão deve ser feita no sentido de descobrir, entre outros fatores, porque o indivíduo mudou de opinião e por que escolheu seguir tal carreira. Todos esses questionamentos ajudam a descobrir o que está errado e qual a melhor maneira de solucionar ou até mesmo de contornar a situação.
Segundo Fernanda, a questão financeira pesa muito na hora de decidir se haverá ou não uma troca de profissão. “Como a pessoa vai largar o trabalho e partir do zero para uma nova carreira, essa questão deve ser muito bem organizada. Se há uma maneira de manter o sustento enquanto se está em busca de uma nova carreira, deve-se seguir em frente mas, se não há como se sustentar, o ideal é que se procure uma solução para resolver os problemas financeiros. O que não se pode é continuar trabalhando em uma coisa aonde você não vai se sentir realizado”, comenta a psicóloga.
Após o indivíduo tomar a decisão de que realmente deseja mudar de profissão, é fundamental que ele tenha um propósito, um motivo para agir. Estar pronto para agarrar as oportunidades, superar os obstáculos e aprender com eles para seguir em frente é essencial. Também é importante trabalhar em busca de resultados e bem-estar pessoal, já que, quando não há prazer nem identificação com o que se faz, é comum ocorrer irritação e desgaste emocional: “Quem faz o que gosta, trabalha mais e melhor. Quem não está na carreira certa com certeza não é feliz no trabalho, e sua produção pode estar comprometida. Por isso, é importante que se busque a felicidade profissional independente da questão financeira. Fundamental é gostar do que se faz”, finaliza Fernanda.

Veja as dicas que podem ajudar na hora de escolher uma profissão:

1- Relacione todas as profissões que existem na sua família.
2- Relacione as profissões que você um dia pensou em escolher. Analise quais foram os interesses que levaram você a escolher cada uma delas.
3- Escreva quais são os fatores que mais pesam na sua escolha profissional: influência da família, mercado de trabalho, questão financeira, etc.
4- Escreva, de um lado, as atividades que lhe dão prazer e, do outro, as que você tem que fazer por obrigação.
5- Relacione as características pessoais eu você tem que ajudam no seu relacionamento interpessoal como disposição, bom-humor, etc.
6- Escreva as habilidades que você tem facilidade e gosta de executar: inglês, cálculo, computação, etc.
7- Converse com profissionais da área que você escolheu seguir para conhecer a rotina de trabalho da profissão.
8- Planeje metas do que você deseja alcançar com a sua profissão.
9- Relacione quais as profissões que você admira.
10- Depois de fazer toda essa lista, você terá se conhecido um pouco melhor e poderá refletir numa escolha de carreira com um pouco mais de segurança. Não fique na dúvida. Procure conhecer mais cada profissão que lhe desperte interesse e lembre-se que, às vezes, é melhor não perder tempo com coisas com as quais você não tem aptidão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário